NIEMANN-PICK

1 PESSOA A CADA
0 MIL
INCIDÊNCIA DE NIEMANN-PICK
UM BREVE

INFORMATIVO SOBRE NIEMANN-PICK

Tem origem genética e gera distúrbios metabólicos que resultam no acúmulo de gordura (esfingomielina) nas células nervosas, ocorrendo, então, concentração de gordura no fígado, no baço, no pulmão, no cérebro e na medula óssea. A Niemann Pick está incluída no grupo conhecido como doenças de depósito lisossômicos. O nome da doença provem dos nomes dos pesquisadores alemães Niemann que primeiro descreveu sintomas da doença em 1914, e Pick que, em 1927, descobriu outros distúrbios causados pela doença diferentes dos primeiros descritos.
É causada por herança autossômica recessiva e isso quer dizer que se ambos os pais têm o mesmo "defeito genético" há 25% de chance de um ou dos filhos desenvolverem a doença. Os pais são apenas portadores de gene. mas não desenvolvem a doença.

TIPO

A

É uma forma clássica infantil agressiva, com comprometimento neurológico grave, que se apresenta entre os 6 e 12 meses de vida, e que é fatal normalmente antes dos 2 ou 3 anos de idade.

TIPO

B

É uma forma não neuropática ou visceral,. Normalmente, não causa degeneração neurológica, mas apresenta sérios problemas pulmonares, hepáticos e cardiológicos.

TIPO

C

É a forma subaguda e mais comum da doença, causada pelo defeito do transporte intracelular do colesterol, o que conduz ao comprometimento neurológico com atraso no desenvolvimento motor e no desenvolvimento mental.

CONHEÇA NOSSA CARTILHA

CONHEÇA NOSSA CARTILHA

Ideal

A ANPB nasceu do ideal de solidariedade e compaixão, com o propósito de garantir que nenhuma pessoa afetada por essas condições raras se sinta sozinha em uma jornada.

Famílias Fortalecidas

Entendemos que o impacto de uma doença rara transcende o paciente, afetando profundamente suas famílias. Nosso objetivo é assegurar que as famílias se sintam acolhidas, informadas e fortalecidas para lidar com os desafetos diários.

Unidos pela Cura

Convidamos a comunidade, empresa e parceiros a se juntarem a nós nessa causa nobre. Cada contribuição, grande ou pequena, tem om poder de acelerar os avanços científicos e nos aproximar da cura.

Pesquisa e Esperança

A busca por tratamentos eficazes e, eventualmente a cura para as doenças de Niemann-Pick e Batten é uma de nossas principais missões. Celebramos cada progresso e compartilhamos com nossa comunidade as novidades e esperanças que surgem no horizonte científico.

TESTES CLÍNICOS

Ciclodextrina

Nizubaglustat